Ambiental

Ações EKO

Ações
Eko

Como nosso propósito é estar em todo lugar de forma sustentável e inovadora transformando a vida das pessoas, praticamos ações para contribuir com a redução dos impactos ambientais.

Portfólio EKO

100% Energia Renovável

Iluminação LED em toda a fábrica

Coleta Seletiva

Verticalização de Estoque

Substituição de empilhadeiras GLP por Elétricas

Eliminação do gás GLP no vestiário

Eliminação do gás GLP no restaurante

Transporte interno de carga com veículos elétricos

Utilização de transporte modal ferroviário

Estação de tratamento de água (ETA)

Estação de tratamento de efluentes (ETE)

Logística Reversa do Calço de Ráfia

Logística Reversa de Paletes e Big Bag’s

Aquisição de paletes usados

Utilização de material com selo FSC

Embalagens 100% PCR

Entendemos que respeitar o meio ambiente e criar alternativas sustentáveis para nosso portfólio, processo produtivo e conscientização dos nossos colaboradores irão refletir  no futuro para um mundo mais sustentável.

Ações EKO

Como nosso propósito é “estar em todo lugar de forma sustentável e inovadora transformando a vida das pessoas” praticamos ações para contribuir para a redução dos impactos ambientais e entendemos que respeitar o meio ambiente e criar alternativas sustentáveis para nosso processo de produção e conscientização dos nossos colaboradores irão refletir no futuro para um mundo mais sustentável.

Reduzir as emissões de gases do efeito estufa da atmosfera é o primeiro passo para enfrentamento às mudanças climáticas. Sabendo da nossa responsabilidade, assumimos o compromisso de ser Net Zero até 2030 nos escopos 1 e 2.

Realizamos o inventário de nossas emissões pelo Programa Brasileiro GHG Protocol que visa proporcionar instrumentos e padrões de qualidade internacional para contabilização das emissões e publicação dos inventários.

Triângulo Netzero

Neutralidade de carbono

Mais do que simplesmente calcular emissões, a Karina demonstra um compromisso genuíno com a redução de suas emissões, que foi reforçado ao tornar-se a primeira empresa do setor de termoplásticos a participar do Programa Brasileiro GHG Protocol, Programa responsável por coordenar e gerenciar a execução de Inventários de GEE no Brasil. Essa iniciativa também solidifica a transparência da Karina no trabalho com a mitigação das mudanças climáticas, além de estabelecer um exemplo inspirador para outras empresas do setor, demonstrando que é possível liderar pelo exemplo e impulsionar a transformação para uma economia de baixo carbono.

 

 

No Programa Brasileiro GHG Protocol, após conquistar o Selo Prata com os Inventários dos anos 2020 e 2021, a Karina obteve o Selo Ouro em 2022 e manteve o padrão ao realizar o Inventário de GEE de 2023, que também foi auditado em terceira parte, assegurando a quantificação das emissões. A auditoria de certificação tem como base a Norma Brasileira Regulamentadora ISO NBR 14064 e o Programa Brasileiro GHG Protocol.

Esses esforços incansáveis da Karina para manter altos padrões de qualidade e transparência em seu Inventário de GEE são refletidos na tabela abaixo, que oferecem uma visão detalhada das emissões da empresa desde 2020. Em 2023 apresentamos uma redução de mais de 75% das emissões totais de Escopo 1 e 2 com relação ao período inventariado anterior.

 

Energia renovável

Após a utilização de 32.216 MWh de energia elétrica a partir de fontes renováveis em 2022, a Karina ampliou este feito para compreender 100% das operações em 2023, totalizando 97.846 MWh. Este marco que engloba uma das estratégias da Karina para alcançar a neutralidade de carbono até 2030 permitiu que a Karina zerasse as Emissões de Escopo 2, reduzindo parte das emissões indiretas.

 

Eliminação do gás GLP

Em 2023 a Karina avançou na aquisição de veículos elétricos de movimentação interna e transporte de carga. Caminhando para a neutralidade de carbono nos Escopos 1 e 2, finalizou o ano com a substituição de 90% da frota utilizada, entre empilhadeiras, rebocadores e varredeiras. Essa medida resultou em uma redução na aquisição de 52% de GLP em 2023 quando comparado a 2022. Em números, essa redução representou um decaimento de mais de 23% da Categoria de Combustão Móvel do Escopo 1.